
cottonbro / Pexels
É difícil argumentar que o Bicho não é relevante para a cultura brasileira. Isso porque, além da constante procura para resultados do Jogo do Bicho, há ainda uma busca para entender qual o andamento das leis envolvendo o sorteio. No site da câmara dos deputados, o Projeto de Lei 442, de 1991 pegou o segundo lugar no ranking das páginas com mais interações. O PL é responsável por legalizar jogos de azar no Brasil, incluindo o Bicho.
Quem revelou este dado foi a própria câmara dos deputados. Em uma lista publicada no dia primeiro de setembro, o portal da casa elencou os 10 projetos de lei com mais interações por parte dos visitantes. O ranking completo segue abaixo:
Propostas com maior repercussão na câmara dos deputados em 2022:
- PL 2564/2020 – Piso salarial para enfermeiros
- PL 442/91 – Legalização de jogos de azar
- PL 1559/21 – Piso salarial dos farmacêuticos
- PL 718/22 – Imposto de Importação em compras eletrônicas
- PLP 11/20 – Mudanças em regras do ICMS sobre combustíveis
- MP 1076/21 – Torna permanente o Auxílio Brasil de R$ 400
- PL 29/22 – Inclui a vacinação contra a Covid-19 no Programa Nacional de Imunizações
- PL 1518/21 – Cria política nacional permanente de fomento ao setor cultural
- PL 3179/12 – Regulamenta a prática da educação domiciliar (homeschooling)
- PL 2630/20 – Regras para combater fake news
Vale ressaltar que mesmo a proposta mais comentada da casa também tem uma ligação direta com o Jogo do Bicho. A definição do piso salarial da enfermagem foi muito atrelada à legalização dos Jogos de Azar, já que o tributação sobre estes games poderia ser usada para financiar propostas como a do piso em questão.
O próprio presidente da casa, Arthur Lira, defendeu que a legalização ocorresse para que impostos pudessem ser cobrados para o pagamento dos enfermeiros.
Como era medida a repercussão?
Para chegar na lista, a casa reuniu dados de interação com as páginas. Ou seja, quase toda maneira que os cidadãos tinhas de expressar suas opniões sobre as matérias, o que inclui, por exemplo, a quantidade de comentários, enquetes entre outras ferramentas.
Por que a legalização do Jogo do Bicho chama tanta atenção?
Pois o Jogo do Bicho tem um impacto tremendo na cultura popular brasileira. Além de termos já incorporados no nosso dia a dia, como “Deu Zebra” ou Deu no Poste, a proposta de colocar o jogo na legalidade acaba por permitir que montantes absolutos de dinheiro sejam inseridos de maneira quase que imediata na nossa economia.
Estima-se que o Jogo do Bicho movimenta até R$ 21,8 bilhões por ano. Com uma tributação de dois dígitos, como é o planejado, isso significa que os impostos que entrariam na conta do governo também girariam em torno da casa do bilhão. Não é como se estivesse sobrando grana no Brasil, para negarmos montantes desta cifra.