
Crédito: Divulgação
Castor não está na lista de animais do Jogo do Bicho. Ainda assim, o nome é essencial para entender um pouco mais sobre o atual cenário da loteria informal. É a partir disso que se fundamenta o documentário Doutor Castor. Lançado em 2021, o doc explora a história de Castor Gonçalves de Andrade e Silva, um dos mais conhecidos bicheiros destes 130 anos de Jogo do Bicho.
Quem foi Doutor Castor?
Dr. Castor é um dos bicheiros mais famosos da história do Rio de Janeiro. Com o Jogo do Bicho, construiu um império que lhe levaram, segundo estimam pesquisadores, ao posto de segundo homem mais rico do Brasil.
Parte da grana ilegal, aliás, Castor investiu no time de futebol e Bangu Atlético Clube, e na escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Coincidentemente ou não, a aplicação em instituições tão populares fizeram com que a fama e influência do carioca se firmasse no Rio de Janeiro, e se expandisse para o resto do país.
Doutor Castor, então, tornou-se sinônimo de poder. Durante a Ditadura Militar, seu império se consolidou, e – apesar da ilegalidade de seu negócio – passou a ser reconhecido e respeitado por poderosos de todas as esferas. Até mesmo o presidente da República, João Figueiredo (enquanto no mandato) chegou a dar demonstrações públicas de reverência ao bicheiro.
O documentário Doutor Castor

Crédito: Reprodução
Seguindo uma já consagrada fórmula de sucesso, Doutor Castor organiza seu documentário em capítulos de uma série. Não é à toa. O formato episódico vem se mostrando excepcional em séries criminais já que conseguem, por exemplo, dedicar mais tempo a depoimentos do que um filme conseguiria. Há também a possibilidade de se debruçar com mais profundidade em questões jurídicas que, provavelmente, acabariam sendo cortadas na ilha de edição de um longa.
E esses dois pontos fazem toda diferença aqui. Doutor Castor consegue reunir entrevistas poderosas sobre essa figura tão controversa quanto foi Castor de Andrade. Entre os entrevistados estão nomes poderosos como o atual diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, que segue acompanhado de outro funcionário histórico da emissora: Boni (o pai, sem “inho” no final). Não só: Agnaldo Timóteo, Tino Marcos, Arturzinho, Denise Frossard, Domingos Elias Alves Pedra e Aladim Luciano estão entre os escutados pela produção em depoimentos longos que só seriam possíveis neste formato.
A série também consegue dar o devido destaque a fotos, vídeos e arquivos que ajudam a entender a importância de Castor no contexto do Rio de Janeiro entre as décadas de 1960 e 1990. Feito impossível para um doc de uma hora e meia.
Com isso em mente, o documentário Doutor Castor entrega uma série coesa e completa, que examina com cuidado as diversas facetas que um homem com Castor carrega. Investigando a sua vida ao longo de décadas, o documentário é uma boa porta de entrada para quem quiser aprender mais sobre o universo do Bicho, e – claro – sobre uma das figuras mais curiosas da nossa história.
Como Doutor Castor morreu?
E, para quem está curioso sobre o fim do bicheiro, vale o aviso de Spoiler. Castor Gonçalves de Andrade e Silva, o Doutor Castor, morreu no Rio de Janeiro de um ataque cardíaco, aos 71 anos, enquanto jogava cartas.
A morte, que é analisada na série, acaba também resumindo um pouco da história do bicheiro. Falecendo na casa de um amigo, em um dos bairros mais caros do Rio, o Leblon, Castor desrespeitou as ordens judiciais que não o permitiram sair de sua casa.
Seu império foi deixado ao filho e cunhado, em uma decisão tomada pouco antes da morte. História essa que, vale dizer, renderia uma excelente nova temporada para a série.
Quantas temporadas tem Doutor Castor?

Crédito: Reprodução
Por enquanto há apenas uma temporada para a série. Dividia em quatro episódios nomeados, em ordem: “Nos tempos da malandragem”, que apresenta a vida de Castor, “Sonhar com rei dá leão”, focado nos crimes cometidos por bicheiros e em como Castor virou referência no futebol e no Samba, “Capo de tutti capi”, dedicado a falar sobre a influência de Castor na política, e “Todo carnaval tem seu fim”, responsável por falar sobre a investigação que revelou o esquema de corrupção do Jogo do Bicho.
Há no, entanto, história para muito mais temporadas – que poderiam ir até a forma como o Jogo do Bicho se encontra hoje. Cabe agora esperar para ver se um dia elas serão realizadas.
Onde passa Doutor Castor?
Quem se interessou pela história pode encontrar a série no serviço de streaming da Globo, o Globoplay.
A emissora até chegou a exibir um episódio da série na TV, poucos meses depois do lançamento na plataforma – mas tratou-se de uma estratégia para transformar espectadores interessados em possíveis assinantes. Não há previsão da exibição completa na televisão, quem quiser assistir, então, precisa de um login e senha.
E aí, te interessou?